Com a queda da taxa básica de juros (Selic) para o patamar histórico de 2,25% ao ano, muitos investidores têm buscado alternativas de investimento que ofereçam uma rentabilidade maior que a da poupança. Nesse contexto, a renda fixa tem se mostrado uma opção atrativa, principalmente para aqueles que desejam uma maior segurança em seus investimentos.
Dentro da renda fixa, existem diferentes tipos de investimentos, cada um com suas características e riscos específicos. Entre eles, estão os investimentos prefixados, pós-fixados e híbridos. Neste artigo, vamos explicar o que são esses tipos de investimentos e apresentar as taxas de alguns deles, com destaque para os oferecidos pela XP Investimentos.
Investimentos Prefixados
Os investimentos prefixados são aqueles em que a taxa de rendimento é definida no momento da aplicação. Ou seja, o investidor já sabe exatamente quanto irá receber no final do prazo estabelecido. Essa taxa pode ser pré-fixada, ou seja, já é determinada no momento da contratação, ou pode ser indexada a algum índice, como o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).
Um dos investimentos prefixados mais conhecidos é o Certificado de Depósito Bancário (CDB). Na XP Investimentos, é possível encontrar CDBs com rentabilidades que chegam a até 105% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que é um índice que acompanha a taxa básica de juros e serve como referência para os investimentos em renda fixa.
Além do CDB, existem outros investimentos prefixados oferecidos pela XP, como Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA). Ambos são títulos emitidos por instituições financeiras com o objetivo de captar recursos para financiar projetos nessas áreas. Esses investimentos também possuem taxas atrativas, que podem chegar a até 100% do CDI.
Investimentos Pós-fixados
Os investimentos pós-fixados são aqueles em que a rentabilidade está atrelada a algum índice, como o CDI ou a taxa Selic. Dessa forma, o investidor só saberá exatamente quanto irá receber no final do prazo de investimento, pois a taxa pode variar ao longo do tempo.
Um exemplo de investimento pós-fixado é o Tesouro Selic, que é um título público emitido pelo governo federal e que acompanha a taxa Selic. Na XP Investimentos, é possível encontrar esse investimento com uma rentabilidade de até 100% do CDI.
Outra opção de investimento pós-fixado é o Fundo DI, que é um fundo de investimento que tem como objetivo acompanhar a variação do CDI. Na XP, é possível encontrar fundos DI com taxas de até 105% do CDI.
Investimentos Híbridos
Os investimentos híbridos são aqueles que possuem características tanto dos investimentos prefixados quanto dos pós-fixados. Ou seja, parte da rentabilidade é definida no momento da aplicação e outra parte está atrelada a algum índice.
Um exemplo de investimento híbrido é o Tesouro IPCA, que é um título público que possui uma taxa pré-fixada mais a variação do IPCA. Na XP, é possível encontrar esse investimento com uma rentabilidade de até 5,5% ao ano mais a variação do IPCA.
Outra opção de investimento híbrido é o CDB IPCA, que é um título emitido por instituições financeiras com uma taxa pré-fixada mais a variação do IPCA. Na XP, é possível encontrar CDBs IPCA com rentabilidades de até 5,5% ao ano mais a variação do IPCA.
Conclusão
Como podemos ver, a renda fixa oferece








