Com a globalização e a crescente interligação entre os mercados, a internacionalização tornou-se um passo fundamental para o crescimento e sucesso das empresas. No caso de Portugal, um país com uma economia aberta e competitiva, a aposta na internacionalização tem sido cada vez mais encorajada e apoiada por entidades como a AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal).
No entanto, a simples aposta na internacionalização não é suficiente para garantir o sucesso das empresas portuguesas nos mercados externos. É necessário que exista uma estratégia sólida e bem definida para estimular o crescimento e a escalabilidade das empresas, de forma a torná-las mais competitivas e reconhecidas internacionalmente. E é exatamente isso que a AICEP tem vindo a defender e a apoiar através de diversas iniciativas.
Uma das principais preocupações da AICEP é a percepção do “made in Portugal” nos mercados internacionais. Afinal, a imagem de um país é muitas vezes associada à qualidade e excelência dos seus produtos e serviços. E, neste sentido, é fundamental que as empresas portuguesas sejam capazes de transmitir uma imagem positiva e competitiva do país através dos seus produtos e serviços.
Para isso, a AICEP tem desenvolvido um conjunto de ações de promoção e divulgação da marca “Portugal” no exterior, com o objetivo de valorizar e destacar o que de melhor o país tem para oferecer. Desde a participação em feiras e eventos internacionais, até à realização de campanhas de marketing e comunicação, a AICEP tem trabalhado em estreita colaboração com as empresas portuguesas para promover a sua presença e notoriedade nos mercados externos.
Além disso, a AICEP tem também incentivado e apoiado as empresas a apostarem na inovação e na diferenciação dos seus produtos e serviços. Através de programas de financiamento e de parcerias com entidades de investigação e desenvolvimento, a agência tem promovido a criação de produtos e serviços com maior valor acrescentado, capazes de conquistar e fidelizar clientes nos mercados internacionais.
Outra vertente importante da estratégia da AICEP é o apoio à internacionalização das PME (Pequenas e Médias Empresas). Sabendo que muitas destas empresas têm dificuldade em dar o salto para os mercados externos, a agência tem vindo a desenvolver programas específicos para apoiar e orientar estas empresas no processo de internacionalização. Desde a identificação de oportunidades de negócio até à formação e capacitação dos empresários, a AICEP tem procurado criar as condições necessárias para que as PME portuguesas consigam expandir-se para novos mercados com sucesso.
E os resultados estão à vista. Nos últimos anos, temos assistido a um crescimento significativo das exportações portuguesas e à entrada de novas empresas nos mercados internacionais. De acordo com dados da AICEP, as exportações de bens e serviços portugueses atingiram um valor recorde de 44,6 mil milhões de euros em 2018, representando um aumento de 5,8% em relação ao ano anterior. Além disso, o número de empresas exportadoras também tem vindo a aumentar, tendo atingido um total de 53.000 em 2018.
Estes resultados são fruto do trabalho e empenho das empresas portuguesas, mas também do apoio e estratégia da AICEP. A agência tem desempenhado um papel fundamental na promoção e valorização do “made in Portugal” nos mercados internacionais, contribuindo para a criação de uma imagem positiva e competitiva do nosso país.
No entanto, é importante que este trabalho continue e que as empresas portuguesas não se acomodem com os resultados já









