Está prestes a chegar a data do 7º aniversário dos restaurantes LOCO (1* Michelin) e Euskalduna Studio (1* Michelin). Dia 14 de dezembro promete ficar na memória. Alexandre Silva vai encerrar o ciclo de sete jantares comemorativos, e Vasco Coelho Santos, que completa sete anos do seu restaurante no Porto, vão trocar as cozinhas entre si. Por outras palavras, Alexandre ruma à Invicta e Vasco vem até Lisboa para confecionarem um menu com os mesmos ingredientes, mas no restaurante oposto.
Como se não bastasse assumirem a cozinha um do outro, acrescentaram uns pozinhos de dificuldade ao desafio, i.e., vão preparar o festivo jantar em simultâneo, mas o resultado será ditado pela técnica e criatividade de cada chef e respetivas equipas, que os acompanham nesta troca de cenários entre amigos.
“Esta aventura só podia ser vivida entre dois colegas e amigos, que se respeitam e confiam inteiramente no trabalho um do outro. Ambos temos a nossa personalidade bem vincada e sabemos o que queremos na cozinha, mas estamos abertos a novas experiências e a alguma ‘dose de loucura’, que nos motiva a preparar estes menus e a assumir os riscos de um território desconhecido”, afirma o chef do LOCO, no comunicado enviado às redações.
É verdade que o fio condutor dos seis jantares que se antecederam foi uma elevada dose de imprevisibilidade, pelo que não se esperava menos no derradeiro jantar. E se nos anteriores Alexandre Silva partilhou a cozinha com chefs vindos de várias partes do mundo, aquele que terá lugar no dia 14 de dezembro só poderia ter um desfecho ainda mais inusitado.
Daí que o mote seja um aniversário comum – sete anos de LOCO e de Euskalduna Studio – e a vontade dos dois chefs de brindarem os clientes de cada um dos restaurantes com propostas inesperadas e sem que estejam aos comandos das respetivas cozinhas.
“Acreditamos que o Loco e o Alexandre são os parceiros ideais para esta loucura. Vamos estar numa cidade que não é nossa com clientes que, muito provavelmente, não são os nossos habituais, e com as nossas equipas a ultrapassar este ‘desafio’. Há muito respeito e admiração entre nós e também entre as equipas e estamos também super felizes por marcarmos o último jantar de celebração do Loco”, explica o chef portuense.
A contagem decrescente para esta “loucura” já começou: um menu de assinatura com os mesmos ingredientes que terá 12 momentos. Bem como o mesmo preço, 240 euros por pessoa, com harmonização vínica. Não menos importante, o número de lugares será exatamente o mesmo, limitados a 20 clientes em cada restaurante.
As reservas para o jantar no Euskalduna Studio, a cargo do Alexandre Silva, devem ser feitas através do e-mail [email protected] ou do telefone 935335301. Por sua vez, as reservas para o jantar no Loco, pelas mãos de Vasco Coelho Santos, devem ser realizadas através do e-mail [email protected] ou do telefone 213951861.